O que é a Escola de Comunidade

A Escola de Comunidade é um instrumento educativo de desenvolvimento (como consciência e afeição) da experiência do encontro feito com o carisma. Consiste na leitura e na meditação pessoal de um texto proposto a todo o Movimento, seguida de encontros comunitários. 
O trabalho é concebido exatamente como uma escola: primeiramente, é preciso a vontade de aprender; em segundo lugar, são pedidas a seriedadee a sinceridade de uma comparação com a própria experiência para poder comunicar o que o Mistério de Deus opera em si, isto é, para testemunhar a própria mudança. Os textos indicados são, normalmente, os do fundador, Dom Luigi Giussani, ou mesmo os do seu sucessor, padre Julián Carrón. A participação é livre e proposta nos ambientes de estudo e de trabalho. Os encontros acontecem, em geral, com regularidade semanal. 
Desde 2009, os grupos de Escola de Comunidade, na Itália, têm a possibilidade de se conectarem, através de videoconferência, com o encontro guiado por Julián Carrón. Desta maneira, se oferece, a quantos desejam, um instrumento a mais para aprender o método da Escola de Comunidade. 
- - - - - - - - - 
O método da Escola de Comunidade nas palavras de Dom Giussani

"A proposta do Movimento está sistemática e criticamente contida na Escola de Comunidade. Ela representa o conteúdo mais importante ao qual prestar atenção e o ponto de referência do juízo de comparação". 
Com estas palavras Dom Giussani começava uma discussão com os responsáveis de CL que tinha como objetivo redefinir e acentuar a natureza, oescopo e o método da Escola de Comunidade, a catequese proposta pelo Movimento a todos aquele que quiser se comparar com o carisma de Dom Giussani.