livro do mês



PAUL CLAUDEL
A Anunciação a Maria
Tradução de:
Sophia de Mello Breyner Andresen Lucerna,
Prefácio de:
Don Luigi Giussani 
Lisboa, 2006
R$ 35,00
O livro poderá ser adquirido na sede de CL



A Anunciação a Maria
de Paul Claudel
«Numa tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen, é caracterizado por Luigi Giussani como "uma das maiores obras escritas no século XX... nela está concentrado o génio do cristianismo católico... para mim, é a maior poesia deste século."».


Apresentado no site Lisboacultural.pt da seguinte forma:


“O objecto da poesia é o universo das coisas visíveis ao qual a fé acrescenta o das coisas invisíveis”. Toda a obra de Paul Claudel (1868/1955) - poesia, teatro, ensaio - se reconduz à busca da realidade espiritual. 
Constitui um hino a Deus e à sua Criação na ortodoxia católica, aliando o sentido cósmico à experiência quotidiana. 
"A Anunciação a Maria", “Mistério em quatro actos e um prólogo”, drama profundamente místico, narra, sob o efeito de uma acção tensa, a ascensão à santidade da jovem Violaine. 
Leprosa por amor (contagiada pelo beijo que deu a Pedro de Craon), perseguida pela família, nomeadamente pela irmã Mara, e abandonada pelo noivo, a jovem vai realizar um milagre: salva o filho da irmã sem conseguir, contudo, evitar o seu ódio. 
Nesta peça de teatro ascética e intensamente espiritual, Violaine - personagem que tem como modelo a Virgem Maria - exprime o mistério do sofrimento e do destino. 
Este belíssimo drama poético sobre o amor e a fé é apresentado numa tradução de referência de Sophia de Mello Breyner Andresen."